Conecte Conosco

Notícias Recentes

Anistia pode decidir vaga para senador na Paraíba

Publicado

em

Deputado Rodrigo Valadares (União-SE) declarou que ‘é hora de reparar a injustiça desse processo de caça às bruxas’ durante o debate sobre o projeto de anistia.

O avanço do projeto de anistia na Câmara está diretamente ligado à competição pelas duas cadeiras de senador da Paraíba. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep), está na mira de um jogo político complexo: o presidente Lula (PT) ameaça apoiar o governador João Azevêdo (PSB) e seu aliado Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para essas vagas, cenário que desagrada Motta, pois seu candidato é seu próprio pai, Nabor Wanderley, busca apoio petista para campanha.

A senadora Daniella Ribeiro (PP), que finaliza seu mandato, deve abrir mão da disputa para facilitar as negociações políticas, apoiando seu filho, Lucas Ribeiro, atual vice-governador, que visa a um posto mais alto com respaldo de Lula.

No entanto, ainda há divergências entre os aliados do PT quanto à distribuição dessas vagas. Além disso, o cenário para Lula se complica com a presença de um possível adversário forte: Cássio Cunha Lima (PSDB), que possui boa chance de vitória.

Denúncias e investigações recentes

Uma denúncia envolvendo a refinaria privada Refit revelou que havia um esquema de adulteração de combustíveis em São Paulo, que resultou na identificação de 27 postos vendendo gasolina adulterada, em operação coordenada pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). A investigação apontou que os responsáveis estão ligados ao crime organizado, com conexão ao PCC.

Foi identificado um grupo de quatro principais envolvidos: ACL Holding e Participações Ltda, Ricardo Romano, Bruno Sato Alves Pereira e Rodrigo Leoterio Moraes. Alguns já possuem antecedentes por crimes relacionados.

Apesar das distribuidoras alegarem que a adulteração ocorre apenas em postos independentes, a investigação também encontrou casos em postos com bandeiras conhecidas, como Shell, Ipiranga e BR.

Desafios da segurança pública

O delegado Nico Gonçalves comentou sobre a dificuldade da polícia em combater o crime, citando que cerca de 70% dos crimes são cometidos por reincidentes, muitos soltos por decisões judiciais. No Ceará, o avanço da criminalidade tem causado preocupação, com relatos de que o estado está largamente controlado pelo Comando Vermelho, apesar da administração do governador Elmano Freitas (PT).

Economia e política

Dados apresentados pelo deputado Duarte Jr (PSB-MA) indicam um grande volume de movimentações financeiras suspeitas envolvendo aposentadorias e benefícios, destacando o advogado Nelson Williams e seu cliente Maurício Camisotti. O total estimado envolvido em fraudes no INSS já ultrapassa os 8 bilhões de reais.

Na economia, aguardam-se decisões do Copom sobre a taxa Selic, que deve permanecer em 15%, conforme expectativas do bancário Daniel Xavier do ABC Brasil.

Na Câmara, o ministro Sidônio Palmeira será questionado sobre os gastos da comunicação do governo, incluindo um contrato significativo de 98,3 milhões de reais.

Reformas e política institucional

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pauta a continuação da reforma tributária, focada no comitê responsável pela arrecadação do IBS. Enquanto isso, questões sobre prerrogativas constitucionais seguem sendo debatidas.

Comentário final

Em uma curiosa anedota, Gustavo Krause, nomeado ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, recebeu do político Miguel Arraes (PSB-PE) um desejo de sorte com humor: ‘Gustavo, o que posso fazer é rezar por você…’

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados