Conecte Conosco

Mundo

Jovens dos EUA processam governo Trump por crise climática

Publicado

em

Ar poluído, casas em risco devido a inundações e ondas de calor perigosas: um grupo de jovens nos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira (16) que o suporte dado pelo presidente Donald Trump à indústria de combustíveis fósseis viola seus direitos fundamentais.

O caso Lighthiser contra Trump é um exemplo de uma tendência mundial onde cidadãos buscam medidas legais para pressionar ações contra a mudança do clima, diante da falta de resposta política ou da resistência dos líderes.

O processo questiona ordens do governo Trump que incentivam os combustíveis fósseis em detrimento das energias renováveis, além de atitudes como a demissão de cientistas e a retirada de relatórios importantes.

Julia Olsons, advogada dos 22 jovens demandantes, questionou em tribunal em Montana se a Constituição dos EUA protege contra abusos do Executivo que prejudiquem o direito à vida e às liberdades das crianças e jovens.

Michael Sawyer, representante do governo Trump, chamou o caso de “antidemocrático”.

“Recentemente tivemos uma eleição, que incluiu debates sobre emissões e política energética; agora eles pedem que a corte desconsidere os resultados”, afirmou.

Os jovens, apoiados pela organização Our Children’s Trust, descreveram como o aquecimento global impacta suas vidas. Uma adolescente de Montana contou que sua família precisou sair de casa por conta de um incêndio. Outro jovem, Joseph Lee, 19 anos, lembrou dos incêndios florestais na Califórnia que destruíram a casa de um amigo.

“Um futuro melhor é possível”, afirmou Lee, que foi internado devido a um golpe de calor que quase causou falência de órgãos.

A ação busca conseguir uma ordem preliminar para avançar para um julgamento completo.

O governo federal, junto de 19 estados conservadores e do território de Guam, tenta encerrar o caso sem que as testemunhas sejam ouvidas.

Embora os jovens tenham obtido vitórias em níveis estaduais, o processo pode chegar à Suprema Corte, que tem maioria conservadora.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados