Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula lidera pesquisas para 2026 e vence adversários no segundo turno

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente nas intenções de voto para as eleições de 2026, conforme pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira, 18. O estudo considerou oito cenários distintos para o primeiro turno, com Lula liderando em todos eles. Além disso, o levantamento indicou que Lula venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno para a presidência.

De forma geral, o cenário permaneceu estável em comparação com a pesquisa do mês anterior. Desde então, o presidente manteve a liderança em todas as situações testadas, com pequenas variações dentro da margem de erro.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 120 municípios de 12 a 14 de setembro, aplicando questionários estruturados presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.

Em uma disputa de segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula obteve 43% das intenções de voto, enquanto Tarcísio ficou com 35%, resultado semelhante ao da pesquisa de agosto.

Contra o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), Lula alcançaria 40%, contra 33% do pedetista, uma diferença de sete pontos percentuais.

A pesquisa também analisou confrontos contra integrantes da família Bolsonaro. Lula venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 47% contra 34%, embora o cenário seja pouco provável devido à inelegibilidade de Bolsonaro. No confronto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula teria 47%, contra 32% dela. Já contra o deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente atual ficaria com 47%, e o deputado com 29%.

O presidente lideraria também contra todos os governadores de direita avaliados: Ratinho Júnior (Paraná) 44% a 32%, Romeu Zema (Minas Gerais) 45% a 32%, Ronaldo Caiado (Goiás) 46% a 31% e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) 45% a 26%.

No primeiro turno simulado em oito diferentes composições de candidatos, Lula aparece com participação entre 32% e 43%, sempre liderando, seguido por Bolsonaro e Ciro Gomes.

Entre os candidatos da direita, além da família Bolsonaro, figuram Ratinho Júnior, Zema e Caiado, que marcaram entre 4% e 13%, dependendo do cenário.

A intenção de voto espontânea mostram que Lula cresceu de 16% em agosto para 18% em setembro, enquanto Bolsonaro reduziu de 9% para 6%. O governador de São Paulo foi mencionado por 2% dos entrevistados. A taxa de eleitores indecisos aumentou de 66% para 68%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados