Conecte Conosco

Notícias Recentes

PT lider questiona STF sobre PEC que protege parlamentares

Publicado

em

Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que confere proteção especial a parlamentares para evitar processos criminais. A medida foi aprovada pela Câmara na terça-feira, 16.

No mandado de segurança, o deputado afirma que houve irregularidades no processo de aprovação, incluindo descumprimento de normas, uso indevido de poder e mudança de finalidade.

Durante sessão na quarta-feira, 17, Lindbergh anunciou a ação judicial e enfrentou ironia do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que comentou a frequência das ações do petista no STF.

O confronto ocorreu após uma votação rápida que alterou o texto da PEC, em que o grupo conhecido como Centrão restabeleceu a previsão de votação secreta para autorizar processos criminais contra deputados.

Na argumentação ao STF, o líder petista destaca que o processo legislativo desrespeitou regras, especialmente na maneira como o relatório foi apresentado e na mudança do formato da sessão para semipresencial, facilitando a tramitação e garantindo o quórum necessário.

Lindbergh também alega falta de transparência e publicidade no procedimento, defendendo ser esta a única forma de assegurar os direitos dos parlamentares na participação regular do processo legislativo.

Conforme noticiado, o acordo entre governistas e Centrão resultou na aprovação da PEC, enquanto o projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados foi deixado de lado. O Centrão abriu mão de ampliar o perdão a Bolsonaro no projeto de anistia, e o PT apoiou a PEC que dificulta investigações contra parlamentares.

O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 12 votos favoráveis à PEC no primeiro turno e 10 no segundo.

A licença prévia para processar deputados estava prevista na Constituição desde 1988, mas mais de 224 pedidos foram barrados entre Câmara e Senado até que o mecanismo fosse alterado em 2001.

A nova PEC não apenas complica investigações futuras, mas também bloqueia imediatamente 36 inquéritos no STF que envolvem 108 parlamentares.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados