Conecte Conosco

Centro-Oeste

Secretário solicita urgência no reajuste dos salários de policiais e bombeiros

Publicado

em

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Sandro Avelar, solicitou uma resposta rápida do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a respeito da proposta de aumento salarial para os policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

No dia 18 de setembro, Avelar reforçou a importância da proposta, frisando a necessidade de reconhecimento e aprovação por parte do governo federal.

“Agora, esperamos um retorno do governo federal para assegurar a valorização dos profissionais de segurança do DF”, disse o secretário.

A proposta inicial foi encaminhada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao governo federal em fevereiro de 2025. Em 3 de setembro, o governador confirmou novamente o envio do documento, desta vez diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar disso, segundo Avelar, houve a necessidade de reforçar o pedido.

“Na última reunião do Fórum de Diálogo, em 5 de setembro, representantes do Ministério da Gestão alegaram desconhecer o ofício enviado pelo GDF”, explicou.

O reajuste está previsto no orçamento do Distrito Federal para o ano de 2025, confirmando que os recursos já foram planejados e garantidos pela administração local. O que depende agora é da aprovação do Palácio do Planalto, visto que o montante vem do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), verba da União destinada a áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

“Reforçamos o pedido de uma resposta célere do MGI, para que as negociações avancem e a valorização dos profissionais de segurança seja efetivada”, salientou.

“Nosso objetivo é simples: que o governo federal aceite a proposta enviada e contribua para garantir condições dignas aos policiais e bombeiros do Distrito Federal”, concluiu.

Na terça-feira, 16 de setembro, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comentou sobre a possibilidade de atender ao pedido de reajuste salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele recebeu a vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF), Luana de Ávila, e afirmou que a orientação é conceder o maior aumento possível.

“Estamos falando de aumento, certo? A orientação que dei para minha equipe é aumentar no máximo possível”, afirmou o ministro. A conversa entre eles foi gravada e divulgada pelo Sinpol-DF.

Proposta de reajuste

A União ofereceu um reajuste de 24,32% para as categorias PCDF, PMDF e CBMDF, dividido em duas parcelas: 11,5% em setembro de 2025 e 11,5% em abril de 2026.

No entanto, essas condições ainda não foram aceitas. Tanto o Sinpol-DF quanto o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF) optaram por continuar as negociações e apresentar uma contraproposta.

Os servidores pedem a recuperação da equivalência salarial com a Polícia Federal, um pedido que até agora não foi aprovado pelo governo federal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados