Mundo
Estônia denuncia invasão aérea inédita por caças russos

O Ministério das Relações Exteriores da Estônia reportou que três aviões de combate russos MIG-31 adentraram o espaço aéreo deste país do Báltico, integrante da União Europeia (UE) e da OTAN, nesta sexta-feira (19).
“A intrusão aconteceu sobre o Golfo da Finlândia, onde três caças MIG-31 da Rússia penetraram no espaço aéreo estoniano (…) e permaneceram por 12 minutos”, declarou a Chancelaria em comunicado.
Margus Tsahkna, chefe da diplomacia estoniana, destacou no comunicado que “a Rússia já violou o espaço aéreo estoniano quatro vezes neste ano, o que já é inaceitável. Porém, a invasão de hoje, envolvendo três caças, é uma audácia nunca vista antes”.
“Ações desse tipo são intoleráveis e devem ser respondidas rapidamente com medidas políticas e econômicas”, acrescentou o chanceler em sua rede social.
O Ministério convocou o representante da embaixada russa para registrar um protesto oficial contra a invasão.
Antes disso, houve outras violações nos dias 13 de maio, 22 de junho e 7 de setembro.
Os Estados do Báltico, todos apoiadores firmes da Ucrânia, não possuem força aérea própria e contam com aliados da OTAN para defender seu espaço aéreo, que é monitorado em rodízio. Desde agosto, essa missão está sob responsabilidade da aviação italiana.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login