Mundo
Russo ligado a projeto de desinformação política é preso na República Dominicana

A República Dominicana deteve um cidadão russo associado a uma iniciativa dedicada a espalhar desinformação política e manipulação de redes sociais, que já foi alvo de investigações nos Estados Unidos e Argentina, conforme comunicado do Ministério Público divulgado na sexta-feira (19).
Dmitrii Novikov, com 25 anos, foi capturado em sua casa em Bávaro, na costa leste do país. O Ministério Público informou que ele comandava operações de uma rede de ciberinfluência relacionada ao projeto conhecido como ‘Lakhta’ ou ‘A Companhia’.
Essas ações tinham como objetivo influenciar a opinião pública, afetando diretamente a República Dominicana e outras nações da região, incluindo a Argentina e seu governo atual.
Em junho, autoridades argentinas identificaram um grupo de espiões russos envolvidos em atividades suspeitas, tentando promover interesses geopolíticos de Moscou através da criação de notícias falsas.
De acordo com o Ministério Público dominicano, Novikov realizava suas operações no país para disfarçar a origem do conteúdo e utilizava colaboradores locais, apresentando-se como atleta de artes marciais mistas para ocultar sua verdadeira nacionalidade.
Durante a ação policial, foram encontradas provas que o conectam à comercialização e distribuição de armas de fogo.
Além disso, o Ministério Público confirmou que Novikov gerenciava suas finanças por meio de carteiras eletrônicas utilizando criptomoedas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login