Mundo
Reino Unido cria site oculto para recrutar espiões contra Rússia

O MI6, serviço secreto britânico, lançou nesta sexta-feira (19) um site na chamada dark web (internet oculta) com o objetivo de recrutar espiões que atuem na Rússia e em outros países, além de garantir uma comunicação segura com esses agentes.
Batizado de Silent Courier (Mensageiro Silencioso), o portal possibilita que qualquer pessoa com informações sensíveis relacionadas a terrorismo ou atividades de inteligência contra o Reino Unido entre em contato de forma protegida com as autoridades, segundo o MI6.
“Nossa porta virtual está aberta”, afirmou Richard Moore, chefe em fim de mandato do MI6, durante o lançamento do portal, dirigindo-se aos potenciais espiões.
“À medida que o mundo evolui e as ameaças aumentam, precisamos assegurar que o Reino Unido se mantenha sempre à frente dos adversários”, declarou a ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper.
“Estamos agora fortalecendo esses esforços com tecnologia avançada para que o MI6 possa captar novos espiões para o Reino Unido, na Rússia e globalmente”, acrescentou.
A dark web, ou internet oculta, é uma parte da rede que só pode ser acessada por meio de navegadores especializados, utilizada para navegação privada e anônima, servindo tanto a propósitos lícitos quanto ilícitos.
O MI6 recomenda que os usuários acessem essa rede por meio do navegador Tor e que evitem usar dispositivos e contas de e-mail que possam identificá-los, para não levantar suspeitas.
Se o uso do Tor for restrito, o MI6 sugere o emprego de VPNs para garantir anonimato durante a navegação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login