Conecte Conosco

Mundo

EUA anunciam morte de líder do Estado Islâmico na Síria

Publicado

em

As forças militares dos Estados Unidos conseguiram eliminar um importante líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI) em um ataque realizado na Síria nesta sexta-feira (19), conforme informou o comando regional do Exército americano.

Omar Abdul Qader foi identificado como um membro ativo do ISIS, conhecido acrônimo do Estado Islâmico, que tinha como objetivo atacar os Estados Unidos, de acordo com o comunicado oficial do comando militar central americano (CENTCOM).

A eliminação de Omar Abdul Qader compromete a capacidade do grupo terrorista de planejar e executar ataques futuros que possam ameaçar cidadãos americanos e seus aliados, destacou o CENTCOM.

Esta ação marca a segunda operação do tipo presença das forças americanas no território sírio em menos de dois meses, depois de uma ação semelhante há pouco mais de um mês, quando outro líder do Estado Islâmico foi morto.

Em 2014, o Estado Islâmico conquistou grandes áreas na Síria e no Iraque, mas foi derrotado em 2019 por forças curdas apoiadas pela coalizão internacional, no contexto da guerra civil que assola a Síria.

Desde então, o grupo tem sofrido derrotas significativas em ambos os países, embora os Estados Unidos continuem realizando ataques pontuais para prevenir que ele volte a se fortalecer e ameaçar a segurança regional e internacional.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados