Mundo
Dez países vão reconhecer o Estado da Palestina na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (22), dez países, incluindo França, anunciarão o reconhecimento oficial do Estado palestino durante um evento paralelo à Assembleia Geral da ONU em Nova York, informou um assessor do presidente Emmanuel Macron na última sexta-feira (19).
Os países participantes dessa decisão são Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Portugal, Malta, Reino Unido, San Marino e França.
O anúncio será realizado em uma conferência em Nova York no dia 22 de setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU.
Israel é contra o reconhecimento internacional do Estado palestino, argumentando que isso beneficia o grupo armado Hamas, que iniciou o conflito em Gaza após um ataque em 7 de outubro de 2023.
Além disso, autoridades israelenses ameaçaram a França com possíveis retaliações diplomáticas e com a anexação da Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, caso o reconhecimento seja confirmado.
Em resposta, a presidência da França declarou que seu programa é focado na paz e que não visa retaliar ou responder a ameaças.
Porém, ressaltaram que a anexação da Cisjordânia representa um limite inaceitável e constitui a mais grave violação das resoluções das Nações Unidas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login