Conecte Conosco

Economia

Milei culpa ‘pânico político’ pela crise financeira na Argentina

Publicado

em

O presidente argentino, Javier Milei, declarou nesta sexta-feira (19) que o atual cenário de “pânico político” está causando uma turbulência nos mercados financeiros, levando ao colapso do peso argentino e a um aumento expressivo no risco-país.

No Banco Nación, a maior instituição pública do país, o dólar foi negociado a 1.515 pesos (equivalente a 5,47 reais), ultrapassando o limite máximo da faixa cambial definida pelo governo.

Segundo Milei, “há um pânico político que vem se intensificando no mercado, provocando uma grande descoordenação no índice de risco-país”, afirmou durante discurso na Bolsa de Comércio de Córdoba.

Ele defendeu seu plano econômico e comentou que existem barreiras sendo criadas para dificultar sua implementação.

O risco-país, que mede a confiança dos investidores na capacidade de um país honrar suas dívidas, é calculado pelo banco JP Morgan e nesta semana atingiu cerca de 1400 pontos base, afastando a Argentina dos mercados internacionais de crédito.

Na última quarta-feira, o Banco Central argentino precisou intervir no mercado cambial após cinco meses sem operações, vendendo 432 milhões de dólares (2,3 bilhões de reais) das reservas em apenas dois dias para tentar estabilizar a moeda nacional.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados