Mundo
Portugal reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina

Portugal anunciou que reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina neste domingo, 21 de setembro, conforme comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira, 19 de setembro.
Este reconhecimento ocorrerá pouco antes da Assembleia Geral da ONU, onde outras nações também planejam tomar medidas semelhantes.
Entre os países ocidentais que devem reconhecer o Estado palestino durante a Assembleia estão o Reino Unido, Canadá e França. Essa decisão acontece no contexto do atual conflito na Faixa de Gaza, envolvendo ações militares de Israel contra o grupo Hamas.
Lisboa havia antecipado esse posicionamento em julho, motivada pela gravidade da crise humanitária e pelas ameaças frequentes de Israel de anexar territórios palestinos.
O governo israelense criticou essa iniciativa, alegando que tal reconhecimento poderia ser interpretado como um prêmio ao Hamas pelo ataque ocorrido em 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito em Gaza.
Por outro lado, a situação humanitária na região sensibilizou inclusive aliados tradicionais de Israel a apoiarem o reconhecimento de um Estado palestino.
Na mesma sexta-feira, um representante do presidente francês Emmanuel Macron informou que países como Andorra, Austrália, Bélgica, Luxemburgo, Malta e San Marino também pretendem reconhecer o Estado da Palestina.
A partir de segunda-feira, a Assembleia Geral da ONU em Nova York dedicará suas discussões à proposta da solução de dois Estados para o prolongado conflito entre israelenses e palestinos.
Atualmente, cerca de 75% dos 193 membros das Nações Unidas já reconhecem o Estado da Palestina.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login