Destaque
Lula e presidente da Espanha discutem Mercosul-UE e conflito

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da Espanha, Pedro Sánchez, trocaram uma conversa telefônica nesta sexta-feira (19) sobre a expectativa da assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, que deve ser formalizado em dezembro durante a Cúpula do Mercosul, em Brasília.
Durante o diálogo, os dois líderes reforçaram a relevância estratégica do acordo, especialmente em meio a tensões comerciais globais e desafios ao sistema multilateral de comércio.
Os chefes de Estado marcarão presença na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, onde também destacarão a importância de uma Conferência Internacional focada numa solução pacífica para a questão da Palestina, promovendo a coexistência de dois Estados.
Em conjunto, manifestaram repúdio às sérias violações do direito internacional em Gaza, incluindo o deslocamento forçado da população e os planos de ocupação dos territórios palestinos por Israel, conforme informado pelo Planalto.
No dia anterior, Lula manteve contato telefônico com o Emir do Catar, Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, expressando apoio diante do ataque aéreo sofrido em Doha, capital do Catar, em 9 de setembro.
O presidente brasileiro manifestou preocupação com a possibilidade de o incidente prejudicar os esforços liderados pelo Catar para negociar a libertação de reféns vinculados ao conflito entre Israel e Hamas.
Lula enfatizou a necessidade da criação do Estado palestino, coexistindo em paz e segurança com o Estado de Israel, como um caminho viável para resolver o conflito. Agradecimentos foram feitos pelo Emir do Catar às manifestações brasileiras contra o ataque ocorrido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login