Conecte Conosco

Mundo

Obrigam Corte do Equador bloqueia plano de Noboa para nova Constituição

Publicado

em

A Corte Constitucional do Equador interrompeu no sábado (20) o decreto apresentado pelo presidente Daniel Noboa que buscava convocar uma Constituinte para modificar a Constituição com normas mais duras contra o tráfico de drogas.

Essa medida tem caráter provisório, enquanto o tribunal analisa cinco processos por suposta inconstitucionalidade. Essa decisão intensifica o conflito entre o chefe do Executivo e o órgão judicial, que já rejeitou vários projetos do governo por alegar violação de direitos fundamentais, entre outras razões.

Em comunicado, o tribunal destacou que “a Corte não é adversária do povo, muito pelo contrário, é protetora dos seus direitos”. O governo tentou mobilizar protestos liderados pelo presidente contra os magistrados.

Na quarta-feira, Noboa propôs criar uma Assembleia Constituinte mediante consulta popular para redigir uma nova Constituição com regras mais rigorosas para combater os grupos ligados ao narcotráfico.

O Equador era considerado um país relativamente pacífico entre as nações produtoras de cocaína, Colômbia e Peru, porém, nos últimos seis anos, os homicídios aumentaram em mais de 600%.

Contexto Político

Em junho, o Parlamento, dominado pela maioria governista, aprovou uma reforma constitucional que permite o reestabelecimento de bases militares estrangeiras, que deverá ser submetida a referendo.

A população deverá decidir se aprova a revogação da atual Constituição para permitir o retorno dessas bases, similares àquela que funcionava até 2009 e era utilizada pelos Estados Unidos para ações antidrogas em Manta, no sudoeste do país.

Na sexta-feira, o presidente tentou evitar a Corte ao lançar diretamente a consulta popular sem o aval prévio dos juízes para a formação da Assembleia Constituinte.

Proposta por Noboa, essa Assembleia seria composta por 80 membros eleitos pelo voto popular em uma consulta prevista para novembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados