Brasil
Multidões protestam nas capitais contra anistia e PEC da Blindagem

Neste domingo (21), milhares de brasileiros saíram às ruas das principais capitais para manifestar sua oposição à anistia concedida aos condenados por tentativa de golpe de Estado e à PEC da Blindagem, que exige autorização do Congresso para processar judicialmente deputados e senadores.
Grandes concentrações foram vistas em cidades como Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando 33 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras.
Durante as manifestações, os protestantes pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, organização criminosa, entre outros crimes, utilizando o lema “Congresso Inimigo do Povo”.
Na Salvador (BA), a multidão se reuniu no bairro da Barra, à beira-mar, onde a cantora Daniela Mercury se apresentou. “Bandidagem não é com a gente”, afirmou a artista. O ator Wagner Moura também participou do evento, cantando e elogiando o desfecho do julgamento que condenou o ex-presidente e seus aliados.
“Senti vontade de falar sobre o momento histórico pelo qual passa a nossa democracia, que serve de exemplo ao mundo. Sempre ouviram que nossa democracia era frágil e jovem, mas ela mostrou sua força”, disse Wagner Moura.
Em Belo Horizonte (MG), uma grande multidão ocupou o centro, concentrando-se na Praça Raul Soares e gritando “sem anistia para golpistas”. O evento contou com a participação da cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
No Recife (PE), o protesto teve início às 14h na Rua da Aurora, com a participação do tradicional bloco de frevo Eu Acho é Pouco e orquestras típicas do carnaval de Olinda, além de grupos de maracatu.
Em João Pessoa (PB), os manifestantes também se mobilizaram, gritando “Fora, Hugo Motta”, em referência ao deputado federal paraibano que preside a Câmara dos Deputados e foi um dos principais responsáveis por pautar a votação que aprovou a PEC da Blindagem.
Atos semelhantes aconteceram em Belém (PA), Teresina (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
As manifestações foram organizadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PSOL e PT, e reuniram sindicatos, grupos estudantis, artistas e movimentos sociais como o MST e MTST, além de outros partidos de esquerda e centro-esquerda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login