Mundo
Prefeituras francesas ignoram governo e exibem bandeira palestina

Mais de vinte prefeituras na França levantaram nesta segunda-feira a bandeira palestina em resposta ao reconhecimento do Estado palestino pelo país, mesmo contrárias à recomendação do governo nacional.
O presidente Emmanuel Macron anunciou que reconhecerá o Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, uma medida que causou descontentamento em Israel.
O conflito entre Israel e Palestina gera tensões políticas na França, que tem a maior comunidade judaica da Europa.
Pelo menos 21 das cerca de 35.000 cidades francesas já exibiram a bandeira palestina pela manhã, conforme informou o Ministério do Interior, que havia instruído os prefeitos a não realizarem essa ação.
Saint-Denis, uma das primeiras cidades a desconsiderar essa recomendação, contou com a presença do líder do Partido Socialista, Olivier Faure, que incentivou a exibição das bandeiras.
“Queremos mostrar ao mundo que a França não é representada só pelo presidente, que há apoio para essa iniciativa e nosso objetivo é avançar para uma solução de dois Estados”, declarou Faure.
No domingo à noite, a Torre Eiffel exibiu as bandeiras da Palestina e de Israel junto a uma pomba da paz.
O ministro do Interior, o conservador Bruno Retailleau, recomendou que os prefeitos não participassem dessa demonstração, citando a necessidade de manter a neutralidade dos serviços públicos. Ele também destacou os riscos de trazer para a França um conflito internacional e possíveis desordens públicas decorrentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login