Mundo
Rússia critica Otan por aumentar conflito com acusações aéreas

O Kremlin denunciou nesta segunda-feira (22) que os países da Otan intensificam as tensões através de acusações infundadas de que a Rússia teria invadido seus espaços aéreos. Isso ocorre após a Estônia ter declarado na semana passada que aviões de combate russos sobrevoaram seu território.
De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em entrevista coletiva diária, essas alegações não fazem sentido, não têm base e fazem parte de uma política descontrolada destinada a alimentar o conflito e criar um clima hostil.
Na última sexta-feira, três jatos militares russos entraram no espaço aéreo estoniano e permaneceram por 12 minutos, o que provocou protestos da Otan e da União Europeia, que classificaram o ato como uma nova provocação de Moscou. A Rússia negou qualquer violação.
Os representantes dos 32 países da Otan se reunirão nesta terça-feira em Bruxelas, atendendo a um pedido da Estônia, para discutir os acontecimentos recentes.
Atualmente, as tensões entre Moscou e os países da Otan estão no ponto mais crítico desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
O Conselho de Segurança da ONU também convocará uma reunião nesta segunda-feira em resposta à clara transgressão do espaço aéreo estoniano pela Rússia, informou o Ministério das Relações Exteriores da Estônia.
No começo de setembro, cerca de 20 drones russos penetraram no espaço aéreo da Polônia, dos quais três foram abatidos por aviões poloneses e caças F-35 holandeses, uma ocorrência inédita para a Otan desde sua fundação em 1949.
Alguns dias depois, a Romênia reportou que seu espaço aéreo foi violado por um drone russo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login