Economia
Lula se encontra com CEO do TikTok em NY antes da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro nesta segunda-feira (22), às 12h (horário de Brasília), com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, na residência do embaixador Sérgio Danese, representante do Brasil na ONU, onde Lula está hospedado, conforme informado pela CNN.
Este será o compromisso inaugural de Lula em Nova York, que ainda terá uma agenda intensa, incluindo sua participação na Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23).
O encontro com o executivo chinês não constava na agenda oficial até a tarde de domingo (21), sendo adicionado no fim do dia. Conforme fontes governamentais, a reunião foi solicitada pelo TikTok. O tema oficial do diálogo não foi divulgado, mas ocorre em meio a mudanças societárias da empresa nos EUA e discussões sobre a regulação das redes sociais no Brasil.
De acordo com pesquisas, o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários registrados no TikTok, com aproximadamente 100 milhões. Só os Estados Unidos e a Indonésia possuem mais usuários na plataforma, segundo a Carta Capital.
A regulação que engloba o TikTok no Brasil será pauta do encontro. O projeto prevê modificações no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC – Lei nº 12.529/2011), criando mecanismos para impedir o abuso de poder econômico por grandes plataformas digitais.
A proposta, conforme a Carta Capital, visa evitar condutas que prejudiquem a concorrência justa, garantir maior transparência, equilíbrio e liberdade de escolha, além de preços justos para consumidores e empresas. O governo acredita que a iniciativa poderá corrigir distorções, reduzir custos e preservar o espaço para inovações.
Recentemente, os ex-presidentes Donald Trump e Xi Jinping selaram um acordo para a venda das operações do TikTok nos EUA. Segundo a Casa Branca, a Oracle será uma das novas sócias do TikTok no país, em consórcio com outras empresas, e o conselho administrativo contará com sete membros, sendo seis americanos.
No Brasil, Lula sancionou na quinta-feira (18) uma lei para combater a “adultização” precoce de crianças nas redes sociais. O governo também enviou dois projetos para regulamentar as big techs: um deles, encaminhado ao Congresso em setembro, estabelece regras econômicas e combate práticas comerciais desleais.
Mais tarde, nesta segunda (às 16h de Brasília), o presidente participará de uma reunião com líderes internacionais para debater a Questão Palestina e a Solução de Dois Estados, tema rejeitado por Israel e EUA. Às 19h, Lula se encontrará com o Rei Carl XIV Gustaf e a Rainha Sílvia da Suécia.
Na terça-feira (23), o líder brasileiro abrirá a Assembleia Geral da ONU com um discurso, mantendo a tradição iniciada na década de 1950, que coloca o Brasil como o primeiro país a se pronunciar.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login