Conecte Conosco

Economia

Haddad diz que transição no Banco Central em 2024 foi complicada e elevou os juros

Publicado

em

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou nesta segunda-feira, 22, que a troca de comando no Banco Central em 2024 foi um momento complicado. Segundo ele, problemas na relação entre a Fazenda e a autoridade monetária no ano passado ajudaram a aumentar os juros de curto e longo prazo no mercado.

“Essa é uma história extensa, que só poderá ser plenamente contada daqui a algum tempo, especialmente devido ao que ocorreu no ano passado entre a Fazenda e o Banco Central”, comentou Haddad durante um evento do BTG Pactual em São Paulo.

O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nomeado no governo Jair Bolsonaro, transferiu o cargo em 2023 para Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi crítico de Campos Neto durante seu terceiro mandato, acusando-o de manter os juros altos para afetar negativamente a economia.

Galípolo, que atuou como secretário-executivo da Fazenda no começo da gestão de Haddad, elogiou a transição, considerando Campos Neto bastante generoso nesse processo. Na última reunião do Comitê de Política Monetária de 2024, em dezembro, ele liderou os trabalhos.

No entanto, Haddad destacou que a transição foi “muito difícil” para ele. “Tive duas transições delicadas: em 2022, quando não havia presidente nem ministro da Fazenda para fazer a passagem, e em 2023, que também foi bastante complicada”, contou o ministro.

Ele completou que muitos fatores contribuem para os juros elevados no país, embora o aspecto fiscal tenha papel significativo nessa questão. Ainda assim, o ministro acredita que as taxas começarão a diminuir de maneira consistente e estável, o que melhoraria os resultados nominais das contas públicas.

“Com os indicadores atuais de inflação, o dólar no patamar atual e todos os eventos recentes, acredito que a situação vai melhorar consideravelmente a partir do próximo ano”, afirmou Haddad. “E penso que essa será uma trajetória sustentável se mantivermos o trabalho presente na Fazenda.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados