Economia
Lula celebra venda de aviões Embraer à Latam e destaca força da empresa brasileira

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, utilizou sua conta no X para celebrar o anúncio de que o grupo Latam Airlines e suas afiliadas firmaram um acordo para comprar até 74 aviões Embraer E195-E2.
“A Embraer é uma referência da engenharia nacional. Esta entrega confirma a empresa como uma das maiores fabricantes de aviões no mundo e fortalece nossa indústria e o setor aéreo. Isso significa mais empregos, renda e crescimento para o Brasil”, declarou.
Segundo o comunicado divulgado nesta segunda-feira, 22, o pedido da Latam prevê 24 entregas confirmadas, avaliadas em US$ 2,1 bilhões (segundo preço de tabela), além de 50 opções de compra.
Até então, a Latam operava somente com aeronaves da Boeing e da Airbus. Com essa aquisição, a Gol passa a ser a única das três maiores companhias aéreas do país que não possui aviões Embraer em sua frota.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também exaltou a notícia em suas redes sociais: “São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, que vão gerar mais de dois mil empregos diretos”.
Ele ressaltou que as compras fortalecem a integração do país na malha aérea doméstica e com países vizinhos.
As entregas das 24 aeronaves terão início no segundo semestre de 2026, começando pela Latam Airlines Brasil e, depois, podendo incluir outras afiliadas do grupo. De acordo com a companhia aérea, esses pedidos fazem parte de um plano para ampliar a conectividade na América do Sul.
Os E195-E2 entrarão na frota do grupo Latam, atualmente composta por 362 aviões: 283 Airbus narrow-body, 3 Airbus wide-body em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-body e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, o grupo aumentou sua rede aérea de 129 para 160 destinos para passageiros — uma expansão de 24%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login