Conecte Conosco

Economia

Mercados de Nova York fecham em alta e batem recordes apesar de alertas do Fed

Publicado

em

As bolsas de valores de Nova York finalizaram a sessão desta segunda-feira, 22, com valorização, atingindo recordes históricos no fechamento do Dow Jones, Nasdaq e S&P 500. Inicialmente em baixa devido à apreensão dos investidores sobre a possível paralisação do governo dos EUA, os índices conseguiram se recuperar ao longo do dia.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,14%, encerrando em 46.381,54 pontos; o S&P 500 avançou 0,44%, alcançando 6.693,75 pontos; e o Nasdaq cresceu 0,70%, fechando aos 22.788,98 pontos.

Os comentários vindos dos líderes do Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, chamaram atenção dos investidores, principalmente as declarações cautelosas do presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, do dirigente de Atlanta, Raphael Bostic, e da presidente de Cleveland, Beth Hammack.

Por outro lado, o diretor Stephen Miran, único dissidente na última reunião e indicado por Trump, criticou a postura do Fed por manter os juros cerca de dois pontos percentuais acima do necessário.

Segundo especialistas da Stifel Economics, as declarações divergentes refletem uma divisão crescente entre os membros preocupados com a enfraquecida situação do mercado de trabalho e aqueles que ainda acenam para os riscos da inflação elevada.

O estrategista da Macquarie Group, Thierry Wizman, afirmou que o maior risco para o mercado acionário é a possibilidade de o Fed reduzir menos os cortes de juros do que o esperado, assim como destacou a importância de os investidores evitarem a ideia de que o banco central está ignorando a persistência da inflação.

Além disso, o mercado acompanha com atenção o possível fechamento do governo dos EUA, após senadores rejeitarem propostas de financiamento para o início de outubro.

No segmento empresarial, a Fox ganhou 2,7% após uma declaração de Donald Trump à Fox News afirmando que a família Murdoch está envolvida em negociações para assumir as operações do TikTok nos EUA.

A Oracle, envolvida no acordo do TikTok, subiu 6,31% após confirmação de que fará parte da joint venture para administrar o aplicativo, com anúncios de novos co-CEOs. A Nvidia avançou 3,93% após anunciar planos para investir até US$ 100 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT.

A Metsera teve uma alta de 60,8% após ser comprada pela Pfizer, enquanto a Kenvue caiu 7,5% pela preocupação do governo em associar o uso do Tylenol, medicamento da empresa, ao autismo infantil.

Informações de Dow Jones Newswires

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados