Conecte Conosco

Economia

Consulta disponível para o quinto lote de restituição do IRPF 2025

Publicado

em

A Receita Federal libera a partir das 10h desta terça-feira (23) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2025.

Este lote inclui restituições de declarações entregues fora do prazo e pendências resolvidas pelos contribuintes, além de valores residuais de anos anteriores.

Um total de 387.277 pessoas receberão R$ 1.035.303.774. Os valores estão distribuídos assim:

  • 234.920 contribuintes que usaram declaração pré-preenchida ou escolheram receber pelo PIX;
  • 66.637 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 46.222 restituições para contribuintes sem prioridade;
  • 16.926 para quem tem o magistério como principal fonte de renda;
  • 15.604 idosos acima de 80 anos;
  • 6.968 para pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves.

Como verificar

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. O contribuinte precisa clicar em Meu Imposto de Renda e depois no botão Consultar Restituição. Também é possível acessar pelo aplicativo da Receita para celular e tablet.

O pagamento será efetuado até o dia 30 de setembro, na conta bancária ou chave PIX do tipo CPF que foi informada na declaração.

Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para retirar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada por algum motivo, como conta cancelada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar o depósito em outra conta em seu nome, pelo Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (atendimento para deficientes auditivos).

Após um ano, se o valor não for retirado, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. Na página, ele deve selecionar “Declarações e Demonstrativos”, acessar “Meu Imposto de Renda” e depois o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados