Destaque
Lula critica sanções e afirma que Brasil defende democracia com firmeza

Durante seu discurso na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou as sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos, destacando que o mundo presencia o crescimento do autoritarismo.
“O multilateralismo enfrenta um momento decisivo. A credibilidade desta entidade [ONU] está comprometida. Estamos vendo o avanço de uma desordem global caracterizada por concessões frequentes à política do poder, violações à soberania, imposição de sanções arbitrárias. As intervenções unilaterais estão virando norma.”
Lula apontou um claro vínculo entre a crise do multilateralismo e o enfraquecimento da democracia. “O autoritarismo cresce quando nos omitimos diante das injustiças. Quando a comunidade internacional hesita em proteger a paz, a soberania e o direito, os resultados são desastrosos.”
“Em vários lugares do planeta, grupos antidemocráticos tentam dominar as instituições e restringir as liberdades. Eles promovem a violência, valorizam a ignorância, operam como milícias físicas e digitais e limitam a liberdade de imprensa. Mesmo sob grandes ataques, o Brasil escolheu resistir e proteger sua democracia, reconquistada há quatro décadas pelo seu povo após vinte anos de regimes autoritários.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login