Destaque
Lula defende regulamentação para controlar grandes empresas digitais

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, abordou os benefícios e os riscos associados às grandes empresas de tecnologia durante a abertura da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com o presidente, a melhor maneira de garantir que a internet não se torne um espaço desordenado e perigoso é estabelecer regras claras para esse setor. Isso é essencial para proteger a vida e a saúde dos usuários.
Lula destacou que as plataformas digitais aproximaram as pessoas de formas antes inimagináveis, mas também têm sido utilizadas para disseminar ódio, discriminação e informações falsas.
Ele reforçou que a rede mundial não pode funcionar sem controle e que as autoridades devem proteger aqueles que são mais vulneráveis.
O presidente explicou que criar regras não significa limitar a liberdade de expressão, mas assegurar que crimes como fraudes, tráfico de pessoas, abuso infantil e ataques contra a democracia sejam combatidos também no ambiente online.
Além disso, ressaltou que o parlamento brasileiro atuou prontamente sobre o tema, aprovando recentemente uma das legislações mais avançadas para proteger crianças e adolescentes no meio digital. Essa lei foi sancionada por Lula na última semana.
O governo também encaminhou propostas ao Congresso para promover a concorrência no mercado digital e incentivar a instalação de centros de dados sustentáveis. Para enfrentar os desafios da inteligência artificial, aposta-se na criação de uma governança multilateral alinhada ao Pacto Digital Global, que foi aprovado na assembleia do ano passado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login