Conecte Conosco

Mundo

Pobreza ameaça a democracia tanto quanto o extremismo, diz Lula na ONU

Publicado

em

Ao falar na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (23), que a pobreza representa uma ameaça à democracia tão grande quanto o extremismo.

“A democracia não funciona direito quando as mulheres recebem salários menores que os homens ou são vítimas de violência dentro de casa. Ela enfraquece quando fecha suas portas e culpa migrantes pelos problemas do mundo.”

“Por isso, com satisfação, recebemos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) a notícia de que o Brasil saiu do mapa da fome em 2025. Entretanto, ainda existem 670 milhões de pessoas passando fome no mundo, e cerca de 2,3 bilhões enfrentam insegurança alimentar”, destacou.

Para o presidente Lula, a única batalha que todos podem vencer juntos é aquela contra a fome e a pobreza.

“Esse é o propósito da Aliança Global que lançamos no G20 e que já tem o apoio de 103 países”, pontuou, ressaltando que a comunidade mundial precisa mudar suas prioridades.

Dentre as prioridades mencionadas por Lula estão a diminuição dos gastos com conflitos armados e o aumento da ajuda para o desenvolvimento, o alívio da dívida externa dos países mais pobres, especialmente os africanos, e o estabelecimento de regras mínimas para tributação global, “para que os extremamente ricos paguem mais impostos do que os trabalhadores”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados