Conecte Conosco

Destaque

Lula sugere conselho na ONU para acompanhar ações contra mudanças climáticas

Publicado

em

Em seu discurso na abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a necessidade de colocar o combate às mudanças climáticas no centro das discussões da ONU. Lula propôs a criação de um conselho responsável pelo monitoramento das ações climáticas globais.

O presidente destacou a importância do espaço multilateral que a ONU oferece há 80 anos e salientou a necessidade de atualizar esses mecanismos com a formação de um conselho vinculado à Assembleia Geral, que tenha autoridade e legitimidade para acompanhar os compromissos assumidos. Segundo Lula, esse conselho dará maior coerência às ações relacionadas ao clima.

“Bombas e armas nucleares não vão nos proteger da crise climática. O ano de 2024 foi o mais quente já registrado. A COP30, que ocorrerá em Belém, no Brasil, será a conferência da verdade. Será o momento em que os líderes mundiais deverão provar a seriedade de seus compromissos com o planeta”, ressaltou.

Lula reforçou a importância de os países apresentarem Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) ambiciosas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, destacando o exemplo do Brasil, que definiu uma meta de redução entre 59% e 67% até 2035. As NDCs representam os compromissos de cada país para diminuir a liberação dos gases que aquecem a Terra e causam as mudanças climáticas. Até o momento, apenas 29 países apresentaram suas NDCs, conforme dados do Itamaraty.

“Sem as NDCs, caminharemos às cegas para um desastre”, enfatizou.

COP30 e Fundo para Florestas

O presidente ressaltou a importância de que todos os líderes tomem ações concretas contra as mudanças climáticas, promovendo justiça e equilíbrio entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

“Em Belém, o mundo conhecerá a realidade da Amazônia. O Brasil já conseguiu reduzir pela metade o desmatamento na região nos últimos dois anos”, afirmou, referindo-se à sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro.

Lula também mencionou o lançamento do mecanismo para conservação das florestas tropicais, iniciativa proposta pelo Brasil como uma resposta às mudanças climáticas.

O objetivo do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende instituir, é incentivar o desenvolvimento sustentável por meio do pagamento aos países que conseguirem manter suas florestas intactas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados