Destaque
Fab intercepta avião suspeito vindo do Peru

A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Polícia Federal (PF), interceptou nesta segunda-feira (22), uma aeronave suspeita que estava vindo do Peru.
Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) da Aeronáutica, o avião entrou no espaço aéreo brasileiro e foi detectado pelos radares da FAB.
A aeronave foi considerada suspeita porque não possuía plano de voo registrado, nem apresentava matrícula visível na fuselagem, além de não ter se comunicado com o controle de tráfego aéreo do Brasil.
Detalhes da operação
Em nota oficial, a Força Aérea detalha que um caça A-29 Super Tucano foi enviado para interceptar o avião e executar as medidas previstas para o policiamento do espaço aéreo, conforme a legislação nacional.
O piloto de Defesa Aérea realizou o reconhecimento a distância (RAD) da aeronave suspeita e tentou contato visual e por rádio, solicitando a identificação do avião.
Como não houve resposta, foi emitida a ordem para mudança de rota (MRO) da aeronave.
Com a ausência de comunicação, o piloto da FAB disparou tiros de aviso. Ainda sem colaboração, a aeronave foi classificada como hostil e passou a ser alvo do tiro de detenção (TDE), conforme o Decreto 5.144/04.
O piloto suspeito então efetuou um pouso em uma área remota a aproximadamente 30 quilômetros a oeste de Tefé, no estado do Amazonas.
Posteriormente, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB levou uma equipe da Polícia Federal até o local, que conseguiu prender o suspeito.
Segurança nas fronteiras
Essa ação faz parte de um esforço contínuo de colaboração entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública para combater o tráfico de drogas, principalmente em regiões fronteiriças usadas para transporte ilícito.
Essas operações estão inseridas em programas como a Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e a Operação Ostium, que visam proteger e assegurar a segurança do espaço aéreo brasileiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login