Mundo
Trump revela boa conexão com Lula e marca reunião

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou sua intenção de se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Ele elogiou Lula como um “homem muito agradável” e afirmou que tiveram uma “conexão excelente” durante um breve encontro.
Trump foi o segundo a discursar na abertura da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU, logo após Lula, que foi o primeiro a falar.
O líder americano destacou que as tarifas aplicadas contra o Brasil e outros países são uma forma de proteger a soberania e a segurança dos EUA, devido ao que ele chamou de vantagens indevidas aproveitadas por décadas nos governos anteriores.
“Encontrei o líder do Brasil ao chegar aqui e conversei com ele. Nos cumprimentamos com um abraço. Muitos não acreditaram. Concordamos em nos reunir na próxima semana. A conversa durou cerca de 20 segundos, mas foi suficiente para acertar o próximo encontro”, comentou Trump.
Trump ainda mencionou que gosta de fazer negócios com pessoas que aprecia, e deixou claro que sentiu uma boa sintonia com Lula apesar do curto tempo de conversa.
Trump acredita que o Brasil impôs tarifações injustas sobre produtos americanos, o que motivou a imposição recíproca de tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros.
“Fiz isso porque, como presidente, defendo a soberania e os direitos dos cidadãos americanos”, ressaltou.
Ele também criticou o Brasil por cobrar tarifas elevadas e injustas, além de restringir direitos e liberdades dos cidadãos americanos e outros por meio de censura, repressão e uso do sistema judiciário como instrumento.
Por fim, Trump sugeriu que o Brasil tem potencial para prosperar trabalhando em parceria com os Estados Unidos, alertando que sem este apoio, o país pode fracassar como outros já falharam.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login