Conecte Conosco

Destaque

Brasil confirma conversa entre Lula e Trump

Publicado

em

O Palácio do Planalto confirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um diálogo na próxima semana. O convite foi feito nesta terça-feira (23), durante um breve encontro inesperado entre os dois líderes.

Segundo a equipe do Palácio do Planalto, Lula e Trump trocaram palavras de forma rápida e amigável ao se encontrarem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), durante a 80ª Assembleia Geral, que conta com a participação de chefes de Estado e autoridades de 191 países membros.

A proposta partiu de Trump e foi prontamente aceita por Lula. Agora, as equipes de ambos os presidentes devem organizar os detalhes do encontro, que ainda pode ocorrer pessoalmente ou por telefone.

Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump declarou publicamente sua intenção de se reunir com Lula na próxima semana. “Encontrei o líder do Brasil ao chegar aqui e tivemos uma breve conversa. As pessoas se surpreenderam, mas concordamos em nos encontrar em breve. Foram apenas 20 segundos, porém tivemos uma boa conexão”, afirmou o presidente dos EUA, acrescentando que Lula “é uma pessoa muito simpática”.

Trump disse ainda: “Eu gosto dele e ele gosta de mim. Gosto de fazer negócios com pessoas que me agradam. Quando não gosto, não é fácil. Tivemos poucos segundos, mas foi uma excelente sintonia, um bom sinal.” Ele ressaltou que o Brasil pode prosperar trabalhando de forma cooperativa com os Estados Unidos, alertando que, sem tal parceria, o Brasil corre risco de fracassar como já ocorreu com outros.

Essas declarações surpreenderam devido à crise diplomática entre os dois países. Desde julho, o governo dos Estados Unidos tem adotado medidas comerciais contra o Brasil, aplicando tarifas e sanções, e tentando influenciar decisões do Judiciário brasileiro.

Em seu discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, pouco antes de Trump falar, Lula não citou o encontro ou eventual diálogo com o presidente americano. Sem mencionar Trump diretamente, criticou as medidas unilaterais e arbitrárias adotadas pelos Estados Unidos, alertando para o aumento do autoritarismo global.

“O multilateralismo está enfrentando um novo desafio. A autoridade desta organização está comprometida. Vivemos um cenário de desordem internacional, marcado por concessões ao poder político, violações da soberania e sanções unilaterais que se tornaram frequentes”, disse Lula.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados