Mundo
Itália envia navio para apoiar auxílio a Gaza

A Itália despachou nesta quarta-feira (24) um navio de guerra para prestar suporte à flotilha que planeja levar assistência humanitária a Gaza, caso seja necessário, após os organizadores relatarem ataques por drones na costa da Grécia.
O ministro da Defesa, Guido Crosetto, declarou: “Para proteger os cidadãos italianos na ‘Flotilha’ (…) conversei com o primeiro-ministro e autorizei a saída imediata do navio multifuncional ‘Fasan’ da Marinha italiana, que estava navegando ao norte de Creta como parte da Operação Safe Sea”.
O navio já está se dirigindo para a área para potenciais ações de salvamento, conforme afirmou o ministro em comunicado divulgado pelo ministério no X.
A flotilha tem como missão alcançar Gaza para entregar ajuda humanitária e tentar romper o bloqueio israelense, após duas tentativas anteriores que foram impedidas por Israel em junho e julho.
Ativistas pró-palestinos relataram que sofreram ataques com vários drones próximos à costa da Grécia, causando explosões em algumas embarcações.
Esse movimento já havia reportado outros ataques com drones em 9 de setembro, perto da Tunísia.
Guido Crosetto manifestou sua “condenação veemente” em relação a esses ataques realizados com drones de origem desconhecida até o momento.
A flotilha, composta por 51 embarcações, partiu semanas atrás de Barcelona com o objetivo de fornecer apoio ao território palestino gravemente afetado.
A bordo estão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, além da atriz francesa Adèle Haenel e do ativista brasileiro Thiago Ávila.
Os organizadores afirmam que a iniciativa busca “criar um corredor humanitário e pôr fim ao genocídio que acontece contra o povo palestino”, no contexto do conflito entre Israel e o grupo islamista Hamas.
O governo de Israel comunicou recentemente que não autorizará a chegada desta flotilha ao território.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login