Economia
Ibama autoriza teste da Petrobras na Margem Equatorial para licença final

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu aprovação dos resultados da Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada pela Petrobras na região da Bacia da Foz do Amazonas. Esta aprovação representa a última fase para que a estatal obtenha a permissão necessária para a exploração de petróleo na Margem Equatorial.
A Avaliação Pré-Operacional consiste em uma simulação de derramamento de óleo, projetada para demonstrar a capacidade da empresa em responder a possíveis incidentes. Este teste foi coordenado por profissionais da petrolífera no litoral norte do país ao final do mês de agosto.
O processo envolveu a simulação de um vazamento de óleo, uma falha potencial no conjunto de válvulas de segurança no topo do poço (BOP), e o uso de um robô submarino controlado remotamente (ROV) para inspeção.
O Ibama apresentou algumas observações e recomendações para a Petrobras antes da concessão da licença, incluindo explicações sobre a discrepância no posicionamento das embarcações durante a simulação em relação ao estudo inicial apresentado.
Mais de 400 agentes participaram da coordenação da avaliação, e desde então, 16 técnicos do Ibama analisaram detalhadamente o relatório para a tomada de decisão sobre a licença.
Esta é a etapa final para comprovar a segurança ambiental no processo de exploração de petróleo, antes da decisão do órgão sobre a autorização para a perfuração do primeiro poço na área. Embora o pedido já tenha sido recusado anteriormente, a estatal solicitou uma reavaliação, comprometendo-se a implementar medidas adicionais de segurança.
A Bacia da Foz do Amazonas está localizada no litoral do estado do Amapá, dentro da região conhecida como Margem Equatorial, que se estende até o estado do Rio Grande do Norte. Essa área é considerada uma nova fronteira para a exploração petrolífera no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login