Conecte Conosco

Mundo

Brasil vai pedir à ONU que reconheça Estado palestino, diz Lula

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil vai solicitar à Organização das Nações Unidas (ONU) que reconheça a criação de um Estado para o povo palestino.

A declaração aconteceu na quarta-feira (24), durante coletiva de imprensa, quando Lula fez um balanço da participação brasileira na Assembleia Geral da ONU, realizada recentemente em Nova York.

Lula também reforçou sua posição de que as ações de Israel na Faixa de Gaza representam um genocídio contra os palestinos.

“Acredito que o mundo já entende que não é apenas um conflito em Gaza, mas sim um genocídio promovido por um exército poderoso contra uma população indefesa, principalmente mulheres e crianças”, afirmou Lula.

“O Brasil exigirá que a ONU cumpra a decisão recente, apoiada por mais de 150 países, que defende a criação do Estado palestino”, acrescentou o presidente.

A criação do Estado palestino foi um dos temas centrais da Assembleia Geral da ONU. Enquanto Lula e diversos outros líderes mundiais defenderam o direito do povo palestino de ter um território próprio e soberano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou uma posição contrária.

Além disso, antes da Assembleia, alguns aliados tradicionais de Israel, como França, Canadá, Reino Unido, Austrália e Portugal, anunciaram o reconhecimento oficial do Estado da Palestina.

“Esse genocídio continua porque aqueles que poderiam intervir não tomaram as medidas necessárias. O Conselho de Segurança da ONU poderia ser mais incisivo. Se a ONU teve força para criar o Estado de Israel, também deveria ter para criar o Estado palestino”, defendeu Lula. “A ONU possui documentos e uma decisão da maioria de seus membros que responsabiliza Israel”, completou ele.

No seu discurso na Assembleia Geral, Lula pediu que mais países reconheçam a Palestina como um Estado independente. Ele destacou o perigo de extinção do povo palestino e fez críticas ao grupo Hamas.

“Os ataques terroristas cometidos pelo Hamas são inaceitáveis sob qualquer perspectiva. No entanto, isso não justifica o massacre que acontece em Gaza. Debaixo dos escombros, dezenas de milhares de mulheres e crianças inocentes perderam a vida. Nesse cenário, o direito internacional humanitário está sendo desrespeitado, assim como os valores éticos que o Ocidente tanto preza”, ressaltou Lula.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados