Economia
Banco Central ajusta previsão de crescimento do PIB para 2025 para 2,0%

Banco Central revisou para baixo a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, passando de 2,1% para 2,0%, conforme divulgado no Relatório de Política Monetária desta quinta-feira. A instituição também projeta um aumento de 1,5% para o PIB em 2026.
Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na última terça-feira, foi informado que a atividade econômica apresenta sinais de desaceleração moderada, conforme previsto pelo Banco Central.
O Comitê considera que, apesar de informações econômicas diversas, os dados sobre demanda e atividade sugerem que a trajetória da economia está alinhada às expectativas e à política monetária implantada.
A autoridade monetária destaca que essa desaceleração é fundamental para que a inflação chegue perto da meta de 3,0%.
Após a divulgação dos dados do PIB do segundo trimestre, o governo também revisou sua previsão de crescimento para 2025, reduzindo de 2,5% para 2,3%, atribuindo a desaceleração observada entre abril e junho aos juros básicos elevados, que têm efeito restritivo. No mercado financeiro, segundo o Boletim Focus, a expectativa atual para 2025 é de crescimento de 2,16%. Para 2026, as estimativas apontam para 2,4% pelo governo e 1,80% pela pesquisa Focus.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login