Centro-Oeste
GDF inicia programa para modernizar ensino com tecnologia digital

Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, lançou nesta quinta-feira (25/9) o Programa Horizontes Digitais, projeto que visa modernizar a educação nas escolas públicas por meio de tecnologias digitais.
O programa tem como meta renovar tanto as instalações quanto as práticas pedagógicas, trazendo inovação para todo o sistema de ensino público. Segundo Celina, esta é a primeira vez em 25 anos que há um processo efetivo para atualizar o parque tecnológico da Secretaria de Educação, com a perspectiva de atender todas as escolas até o final do próximo ano.
Além da modernização tecnológica, o GDF também está realizando um pregão para substituir a fiação elétrica antiga nas escolas e uma licitação para garantir internet de alta qualidade para toda a rede pública.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, informou que o investimento atual para o programa soma cerca de R$ 132 milhões, mais R$ 58 milhões destinados à aquisição de lousas interativas e tablets.
O projeto prevê a entrega de 52 mil equipamentos, implantação de 20 ginásios tecnológicos, criação de núcleos de inovação e conexão de alta velocidade para 760 escolas e mais de 460 mil estudantes. Estão planejadas a distribuição de duas mil máquinas virtuais, 10 mil computadores para laboratórios e 40 mil chromebooks para uso móvel.
Serão formados espaços dedicados à educação profissional e tecnológica, além de núcleos para gravação de videoaulas, podcasts e transmissões ao vivo. Também está prevista a instalação de telas interativas em salas de aula e a integração com plataformas digitais como Google, Moodle, Canva e Microsoft.
O objetivo da digitalização é facilitar o ensino personalizado, adaptando os conteúdos para atender as necessidades específicas dos estudantes com o uso de diferentes estratégias e recursos educacionais digitais de acesso livre.
Além disso, o programa implementa e mantém a infraestrutura necessária para a conectividade nas escolas, fazendo uso de plataformas digitais adequadas a cada faixa etária escolar, incluindo jogos educacionais e outras ferramentas de referência educacional.
Também fazem parte do projeto ações como o programa da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), a distribuição de dispositivos tecnológicos, criação de contas de e-mail educacional para alunos e professores, e a implantação de laboratórios de criatividade e inovação, em parceria com bibliotecas.
Principais metas do programa
- Introduzir soluções digitais para aprimorar o ensino nas escolas públicas do Distrito Federal;
- Oferecer conectividade e infraestrutura tecnológica adequadas;
- Garantir a formação contínua de profissionais da educação em tecnologias digitais;
- Promover o uso pedagógico e justo das tecnologias, com atenção especial às comunidades mais vulneráveis;
- Estimular o uso inovador, crítico e ético das tecnologias para o desenvolvimento do letramento digital e da cidadania;
- Contribuir para diminuir as desigualdades educacionais e fomentar uma cidadania ativa e responsável usando a inovação tecnológica.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login