Conecte Conosco

Economia

Galípolo elogia discursos educados de Haddad e Ceron sobre Selic

Publicado

em

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, expressou nesta quinta-feira, 25, que considera notável a forma educada e respeitosa com que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, comentaram a política monetária recentemente.

“Na minha visão, é algo excepcional ter o ministro da Fazenda e o secretário do Tesouro falando sobre política monetária com tanta cortesia, gentileza e educação como fizeram”, afirmou Galípolo durante a entrevista coletiva do Relatório de Política Monetária (RPM).

Na terça-feira, após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), Haddad defendeu que a taxa Selic, atualmente em 15%, não está justificada e deveria ser reduzida. No entanto, ele evitou críticas a Galípolo, reconhecendo que o presidente do BC assumiu em um momento difícil para a economia.

Já na quarta, Ceron comentou que a taxa básica de juros alta traz incômodo e não é benéfica, mas também fez elogios às ações do Banco Central.

Galípolo destacou que a autonomia do Banco Central não significa ausência de críticas ou divergências. “Nós frequentemente consultamos os economistas da pesquisa Focus para entender suas expectativas sobre as decisões do BC e o que deve ser feito, e é totalmente válido que o ministro da Fazenda também tenha suas opiniões e faça críticas construtivas”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados