Mundo
Trump sugere progresso nas negociações de paz no Oriente Médio

O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou um possível avanço nas conversações para a paz no Oriente Médio neste domingo (28), antes da visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à Casa Branca.
Em sua plataforma Truth Social, Trump declarou: “Temos uma oportunidade real de realizar algo significativo no Oriente Médio. Todos prontos para algo especial, pela primeira vez. Vamos conseguir!” escreveu em letras maiúsculas.
Em entrevista à imprensa na sexta-feira, Trump afirmou acreditar que um “acordo” para pôr fim à guerra em Gaza está próximo, após a administração dos EUA apresentar um novo plano de paz a Netanyahu e a vários países árabes e muçulmanos no começo desta semana.
“Este será um acordo que devolverá os reféns. Este será um acordo que encerrará o conflito”, garantiu o presidente americano.
De acordo com uma fonte diplomática, a proposta dos EUA, composta por 21 pontos, contempla um cessar-fogo constante em Gaza, a libertação dos reféns israelenses detidos em território palestino, a retirada das tropas israelenses e a formação de um governo futuro em Gaza sem a presença do Hamas, que iniciou a guerra com seu ataque em 7 de outubro de 2023.
Informações vindas da imprensa britânica indicam que o ex-primeiro-ministro Tony Blair pode ter um papel importante na fase de transição em Gaza.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login