Conecte Conosco

Economia

FGV: Confiança em Serviços Avança em Setembro

Publicado

em

O Índice de Confiança do setor de Serviços (ICS) registrou crescimento de 1,9 ponto em setembro, alcançando 89,0 pontos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), após três meses consecutivos de queda.

O aumento refletiu a melhora nos dois componentes que compõem o índice. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 2,7 pontos, atingindo 93,9 pontos, seu maior valor desde maio, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) cresceu 1,1 ponto, chegando a 84,2 pontos.

Stéfano Pacini, economista do Ibre/FGV, comentou que, apesar da alta, a tendência de desaceleração observada ao longo do terceiro trimestre permanece. Alguns setores, especialmente os serviços voltados às famílias e telecomunicações, apresentaram resultados positivos neste mês. A melhora na percepção da situação atual compensa parte da queda recente, porém a avaliação sobre o futuro mantém um tom de cautela, indicando pessimismo dos empresários para o fim do ano, em desacordo com a política monetária contracionista vigente.

No índice ISA-S, o indicador da situação atual dos negócios registrou alta de 4,7 pontos, a 94,6 pontos, e o volume da demanda atual avançou 0,6 ponto, chegando a 93,1 pontos. Já no IE-S, houve aumento de 6,1 pontos na tendência dos negócios para os próximos seis meses, atingindo 87,2 pontos, mas a previsão de demanda caiu 3,8 pontos, para 81,4 pontos.

Pacini acrescentou que, embora os indicadores sobre o presente tenham melhorado, as expectativas dos empresários indicam pessimismo para o setor nos próximos meses, com expectativa de desaceleração das atividades no futuro próximo.

O levantamento contemplou respostas de 1.329 empresas no período de 1º a 26 de setembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados