Mundo
Arábia Saudita lidera compra da EA por US$ 55 bilhões

A Electronic Arts (EA), empresa americana famosa pelo jogo de futebol para videogames EA Sports FC e pelo jogo de simulação social The Sims, anunciou na última segunda-feira (29) que será adquirida por um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, em uma transação de 55 bilhões de dólares (equivalente a 293 bilhões de reais).
O grupo comprador inclui também fundos de investimento americanos, como a Affinity Partners, empresa sediada em Miami e fundada por Jared Kushner, ex-conselheiro da Casa Branca e genro do presidente Donald Trump.
Em declaração oficial, Andrew Wilson, presidente e CEO da EA, elogiou a dedicação dos colaboradores da empresa e comentou que a aquisição abrirá novas portas a nível mundial.
A EA é reconhecida por seus jogos populares, além do EA Sports FC (anteriormente FIFA), como as franquias Madden NFL e Battlefield, tendo obtido receitas de 7,5 bilhões de dólares (40 bilhões de reais) no último ano fiscal.
A conclusão da compra depende da aprovação dos acionistas da EA e de órgãos reguladores, com previsão para o início de 2026.
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que já detinha 9,9% das ações da EA, renovará seu investimento como parte deste acordo.
O financiamento contará com cerca de 36 bilhões de dólares (192 bilhões de reais) provenientes dos membros do consórcio e 20 bilhões de dólares (106 bilhões de reais) em empréstimos garantidos pelo JPMorgan Chase.
Após finalizada a negociação, a EA não será mais negociada na Bolsa de Valores Nasdaq, porém continuará com sua sede em Redwood City, Califórnia, sob a liderança de Wilson.
Este investimento representa uma importante movimentação do PIF no setor, como parte do esforço da Arábia Saudita para diversificar sua economia para além dos rendimentos do petróleo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login