Economia
juros do cartão de crédito rotativo chegam a 451,5% ao ano em agosto, revela BC

O juro médio total que os bancos cobram no rotativo do cartão de crédito aumentou 5,3 pontos percentuais entre julho e agosto, passando de 446,2% (dados revisados) para 451,5% ao ano, conforme dados do Banco Central.
A taxa de juros para o parcelado caiu de 183,4% (revisado) para 180,7% ao ano. Quando consideramos a taxa total do cartão de crédito, que inclui ambas as modalidades, rotativo e parcelado, o percentual subiu de 88,7% (revisado) para 90,7% ao ano.
Por lei, o Congresso estabeleceu que os juros do rotativo e do parcelado não podem ultrapassar 100% do valor principal da dívida. Esse limite entrou em vigor em janeiro de 2024.
Embora os números fornecidos pelo Banco Central possam dar a impressão que os bancos estejam infringindo essa regra, na verdade se trata apenas de um cálculo estatístico.
Para calcular as taxas anuais, a autoridade monetária projeta o juro cobrado mensalmente para o ano inteiro. Contudo, essa taxa nem sempre é efetivamente aplicada, pois os consumidores normalmente deixam o valor pendente no cartão por poucos dias ou semanas.
O Banco Central pretende manter esta série histórica como referência para indicar a tendência de alta ou queda dos juros e também porque ela contribui para calcular a taxa média cobrada pelo sistema financeiro no geral.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login