Mundo
Talibãs bloqueiam comunicações no Afeganistão por tempo indefinido

O Afeganistão enfrenta seu segundo dia consecutivo sem acesso à internet ou serviços de telefonia móvel nesta terça-feira (30), após o bloqueio das conexões de fibra óptica pelas autoridades talibãs.
Fontes diplomáticas relataram à AFP que a maioria das redes móveis estava inoperante.
Um representante da ONU destacou que as operações estão gravemente prejudicadas e que se tornou necessário utilizar comunicações via rádio e conexões limitadas por satélite.
Normalmente, os serviços telefônicos são transmitidos pela internet, utilizando as mesmas linhas de fibra óptica, especialmente em países com infraestrutura de telecomunicações restrita.
Esta é a primeira vez desde a retomada do poder pelos talibãs em 2021 que o país sofre um bloqueio completo das comunicações, refletindo as severas restrições baseadas na interpretação da lei islâmica adotada pelo grupo.
Os voos internacionais para o Afeganistão foram suspensos nesta terça-feira, conforme informações do site Flightradar24, que acompanha o tráfego aéreo.
Na segunda-feira à noite, os sinais de celular e internet diminuíram progressivamente até que a conexão caiu para menos de 1% do normal, segundo o observatório NetBlocks, que monitora a segurança cibernética e a governança da internet.
A AFP perdeu contato com seu escritório em Cabul na segunda-feira por volta das 13h15 GMT (10h15, horário de Brasília). Pouco antes da desconexão, uma autoridade governamental informou que o bloqueio duraria até novo aviso.
O funcionário, que falou anonimamente, disse que as comunicações seriam progressivamente interrompidas, com 8.000 a 9.000 torres de telecomunicações sendo desativadas.
Nas últimas semanas, a internet tem apresentado lentidão e instabilidade significativas.
Atendendo a uma ordem do líder supremo talibã, Hibatula Akhundzada, as autoridades começaram a restringir o acesso à internet no início do mês, desligando conexões em diversas províncias, o que resultou na paralisação da internet de alta velocidade em várias regiões.
Ao travar as telecomunicações do país, os talibãs estão dificultando o acesso à educação das mulheres, uma importante fonte de informação e entretenimento, além de um elemento fundamental para a economia local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login