Economia
Último dia para enviar a declaração do ITR 2025 é terça-feira

O prazo para envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025 encerra na próxima terça-feira (30). Por meio deste documento, são fornecidas anualmente as informações essenciais para o cálculo do imposto a ser pago pelos donos de imóveis rurais no Brasil.
Este ano, a novidade é a possibilidade de realizar a declaração completamente online, através do Portal de Serviços da Receita Federal. O contribuinte deve acessar o serviço “Minhas Declarações do ITR” na seção “Imóveis”.
A nova ferramenta elimina a necessidade de baixar arquivos todos os anos, permitindo o preenchimento direto no ambiente digital, com funcionalidades como recuperação automática dos dados cadastrais, agrupamento das declarações de imóveis pertencentes ao mesmo contribuinte, acesso por computador ou dispositivo móvel e a possibilidade de preencher declarações de vários exercícios de uma só vez.
Quem está obrigado a declarar
Estão obrigados a entregar a declaração pessoas físicas ou jurídicas (com exceção dos imunes ou isentas) que possuam imóvel rural em qualquer condição, assim como aqueles que tenham perdido a posse ou propriedade do imóvel rural entre 1º de janeiro e a data de entrega da declaração.
Pagamento do imposto
O valor devido poderá ser parcelado em até quatro vezes consecutivas, desde que cada parcela tenha no mínimo R$ 50. Valores abaixo de R$ 100 devem ser quitados em parcela única.
O pagamento pode ser efetuado via transferência bancária, Documento de Arrecadação (Darf) em bancos autorizados, ou por Pix, utilizando o QR Code gerado durante a entrega da declaração.
A parcela única ou a primeira deve ser paga até hoje, e as parcelas restantes até o último dia útil de cada mês subsequente.
Sobre os valores em atraso incidem juros baseados na taxa Selic acumulada mensalmente, conforme o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para títulos federais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login