Conecte Conosco

Mundo

Estônia afirma que ações aéreas russas querem desviar atenção da UE da Ucrânia

Publicado

em

O primeiro-ministro da Estônia, Kristen Michal, declarou nesta terça-feira (30) que as recentes operações aéreas da Rússia tentam desviar a atenção da Europa em relação ao apoio dado à Ucrânia.

De acordo com Michal, o presidente russo, Vladimir Putin, deseja que o foco esteja nos acontecimentos locais e não na ajuda à Ucrânia ou na contenção da Rússia no conflito ucraniano.

Os líderes da União Europeia se reúnem esta semana na Dinamarca para discutir o fortalecimento das defesas europeias e o suporte à Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

Esses encontros são realizados com medidas de segurança rigorosas devido aos recentes incidentes envolvendo drones, que se somam às frequentes violações do espaço aéreo da Estônia e da Polônia pela Rússia.

Michal espera que a cúpula na Copenhague transmita uma mensagem clara de união e firmeza no apoio à Ucrânia, ressaltando a importância de manter o foco no conflito com a Rússia.

Além disso, ele incentivou os líderes a apoiarem uma proposta da União Europeia para a utilização de bens russos congelados para financiar um empréstimo de 140 bilhões de euros (equivalente a 873 bilhões de reais) à Ucrânia.

“Os russos são os agressores, estão provocando a morte de civis inocentes. Eles causam os danos e, portanto, devem arcar com as consequências”, afirmou Michal.

Uma das principais iniciativas que a União Europeia promove é a implementação de um sistema de defesa contra drones que permita identificar e neutralizar veículos aéreos não tripulados russos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados