Destaque
Milei autoriza entrada de militares dos Eua na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, concedeu permissão para que tropas militares dos Estados Unidos entrem no país por meio de um decreto oficial.
Segundo informações da agência Telesur, os soldados participarão de manobras militares conjuntas com o Chile e a Argentina.
O primeiro exercício, chamado “Solidariedade”, acontecerá entre os dias 6 e 10 de outubro na cidade de Puerto Varas, no Chile. O foco será o treinamento para emergências decorrentes de desastres naturais, conforme previsto em um tratado de cooperação assinado pelos países em 1997.
O segundo exercício, denominado “Trident”, terá lugar na Argentina de 20 de outubro a 15 de novembro nas bases navais de Mar del Plata, Ushuaia e Puerto Belgrano. As atividades incluirão simulações de defesa naval e ações de auxílio humanitário.
A decisão de permitir o ingresso das tropas norte-americanas gerou controvérsia, pois a Constituição argentina exige autorização do Congresso para a entrada de forças estrangeiras no território nacional.
O governo argentino alegou que a medida foi excepcional e justificada pelo fato de que o projeto de lei correspondente ainda está em apreciação no Parlamento.
Nos próximos dias, a Comissão Bicameral Permanente deve avaliar a legalidade do decreto, segundo a Telesur.
Essa atitude ocorreu após o governo de Donald Trump anunciar suporte financeiro a Milei.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login