Conecte Conosco

Mundo

Papa Leão XIV e Schwarzenegger juntos contra a crise climática

Publicado

em

Papa Leão XIV se reunirá com especialistas ambientais e ativistas de todo o mundo em uma conferência sobre o clima que começa nesta quarta-feira (1) na região de Roma. O evento contará com a presença do astro do filme “O Exterminador do Futuro”, Arnold Schwarzenegger.

O encontro, que terá duração de três dias, comemora o 10º aniversário do manifesto histórico sobre o clima do falecido Papa Francisco, ‘Laudato Si’, que pede ação urgente contra o aquecimento global causado pelo homem.

Papa Leão, que é americano e foi eleito em maio após o falecimento do pontífice argentino, enfatiza que chegou a hora de trocar palavras por uma ação climática firme e coordenada.

Antes de ser líder da Igreja Católica, Robert Francis Prevost atuou por quase 20 anos como missionário no Peru, ajudando comunidades vulneráveis afetadas por mudanças climáticas severas, como inundações graves.

O tempo para agir é crucial. As emissões causadoras das mudanças climáticas aumentaram globalmente e precisam ser reduzidas pela metade até o fim da década para conter o aquecimento dentro dos limites seguros definidos no Acordo de Paris de 2015.

A meta será o foco da próxima cúpula do clima, a COP30 da ONU, que ocorrerá no Brasil em novembro.

No atual contexto, a conferência “Elevar a esperança pela justiça climática”, a ser realizada em Castel Gandolfo, residência de verão do papa, irá avaliar os avanços alcançados e as medidas urgentes que ainda são necessárias, segundo os organizadores.

Schwarzenegger afirmou em coletiva no Vaticano que é fundamental que a Igreja Católica se una a esse desafio global.

“Nenhum indivíduo pode acabar sozinho com a poluição”, disse ele, brincando com o título em inglês do seu filme conhecido, “Terminator”.

“Precisamos agir juntos. São 1,4 bilhão de católicos no mundo, 200 mil igrejas e cerca de 400 mil padres. Imaginem o poder dessa comunicação,” acrescentou Schwarzenegger.

Ele reforçou que cada um dos 1,4 bilhão de católicos pode atuar como um defensor do meio ambiente.

O ex-governador da Califórnia fará um discurso na quarta-feira, junto da ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e do próprio papa, que destacou que proteger a natureza é uma questão de justiça social, econômica e humana.

“Em um mundo onde os mais frágeis de nossos irmãos e irmãs são os primeiros a sofrer com os efeitos devastadores das mudanças climáticas, cuidar da criação é uma expressão da nossa fé e humanidade”, escreveu o pontífice em junho.

Schwarzenegger observou que a conferência, que junta bispos, líderes indígenas, especialistas em clima e biodiversidade, além de representantes da sociedade civil, é uma chance para explorar o poder coletivo das pessoas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados