Mundo
Terremoto forte nas Filipinas causa 69 mortes e muitos feridos

Ao menos 69 pessoas perderam a vida após um forte terremoto impactar o centro das Filipinas, anunciaram as autoridades nesta quarta-feira (1), enquanto hospitais na ilha de Cebu recebiam várias vítimas.
Crianças machucadas choravam e adultos clamavam por socorro enquanto eram atendidos em macas fora do Hospital Provincial de Cebu. Por segurança, devido aos tremores secundários ocorridos durante a noite, os pacientes foram encaminhados para o exterior do hospital.
O terremoto de magnitude 6,9 atingiu o norte da ilha de Cebu, próximo à cidade de Bogo — que tem quase 90 mil habitantes — na noite de terça-feira, conforme dados do Centro Geológico dos Estados Unidos.
Funcionários hospitalares transportavam corpos em caminhonetes para os necrotérios locais.
Rafaelito Alejandro, vice-diretor da Agência de Defesa Civil, informou que “muitas pessoas ficaram presas sob os escombros” e que o número de vítimas fatais subiu de 60 para 69.
Richard Guion, com o braço esquerdo enfaixado, relatou como ele e sua esposa, que teve o pé fraturado, foram resgatados dos destroços de sua casa. O filho de 17 anos do casal estava do lado de fora no momento do tremor.
“Quando ocorreu o desabamento, eu o chamei”, disse Guion, 39 anos, agradecido por seu filho não ter obedecido a ordem para dormir cedo.
Em Bogo, a área mais atingida, as autoridades confirmaram 30 mortos e mais de 180 feridos. Municípios próximos ao epicentro registraram 39 óbitos adicionais.
Vídeos feitos por moradores e compartilhados nas redes sociais mostram o colapso do campanário de uma igreja católica na ilha de Bantayan, próxima a Cebu.
“Ouvi um barulho forte vindo da igreja e depois vi as pedras caindo. Felizmente, ninguém se feriu”, relatou Martham Pacilan, 25 anos. “Fiquei em choque e pânico ao mesmo tempo.”
Pessoas presas
Os prédios também foram danificados na Cidade de Cebu, localizada 100 quilômetros ao sul de Bogo, onde Jayford Maranga, 21 anos, comerciante, se protegeu sob uma mesa para evitar ser atingido por um teto metálico que caiu em um centro comercial.
“Parecia que a Terra tinha parado de girar. Depois, o centro comercial começou a tremer”, contou.
O governo local pediu a ajuda de voluntários médicos para as operações de socorro.
“É possível que ainda haja pessoas presas em edifícios desabados”, afirmou à AFP o responsável provincial por resgates, Wilson Ramos, mencionando os esforços em San Remigio e Bogo. Ele não soube informar quantos estão desaparecidos.
Os trabalhos de resgate foram dificultados à noite devido à escuridão e aos 379 tremores secundários registrados pelo Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, acrescentou Ramos.
“Sentimos o tremor dentro da estação, foi bastante forte. Vimos nosso armário balançando de um lado para o outro. Ficamos um pouco enjoado, mas estamos todos bem”, disse Joey Leeguid, bombeiro de San Fernando.
Os terremotos são comuns nas Filipinas, que estão localizadas no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área com muita atividade sísmica que vai do Japão ao Sudeste Asiático, passando pela bacia oceânica e alcançando a costa oeste das Américas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login