Conecte Conosco

Mundo

Suprema Corte dos EUA permite que diretora do Fed continue no cargo

Publicado

em

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta quarta-feira (1º) que Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), pode permanecer em sua função por enquanto, apesar das tentativas do presidente Donald Trump de removê-la.

A Corte rejeitou a solicitação urgente feita por Trump para destituí-la imediatamente e indicou que o caso só será analisado depois de janeiro de 2026. O presidente acreditava ter o poder para demiti-la com efeito imediato.

Ele alega que Cook forneceu informações falsas aos bancos ao solicitar financiamentos imobiliários pessoais, ao declarar duas residências como principais.

Lisa Cook é a primeira mulher negra a integrar a direção do Fed, tendo sido nomeada pelo democrata Joe Biden. Ela entrou com uma ação judicial para garantir sua permanência no cargo.

A tentativa da Casa Branca de impedir que ela participasse da reunião de política monetária em setembro não teve sucesso.

Este caso destaca os limites do poder do presidente sobre uma instituição que gerencia a política monetária e define as taxas de juros nos Estados Unidos.

Os mandatos dos diretores do Fed são longos, durando 14 anos, e o mandato de Cook vai até 2038.

A legislação indica que Trump pode demitir um diretor apenas por motivo justificado, que geralmente implica em comprovação de má conduta grave ou desvios.

Os representantes legais de Lisa Cook afirmam que as acusações relacionadas aos financiamentos imobiliários são apenas uma desculpa para abrir uma vaga na liderança do Fed, onde Donald Trump tem interesse em nomear um aliado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados