Mundo
ONU confirma mortes de civis no Líbano após cessar-fogo

As Nações Unidas anunciaram nesta quarta-feira (1º) a confirmação da morte de 103 civis no Líbano desde que o cessar-fogo com Israel foi estabelecido em novembro de 2024, exigindo o fim imediato dos conflitos.
Volker Türk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, declarou em comunicado que “ainda observamos os efeitos devastadores dos ataques aéreos e bombardeios com drones contra áreas residenciais e próximas às forças de paz da ONU no sul do país”.
O alto comissário confirmou que as 103 fatalidades civis ocorreram entre novembro de 2024 e o final de setembro no território libanês, enquanto nenhuma morte foi registrada em Israel por projéteis oriundos do Líbano após o acordo de paz.
Israel manteve bombardeios quase diários no Líbano, alegando que visava militares ou instalações do Hezbollah, mesmo após a trégua que deveria encerrar mais de um ano de confrontos, incluindo dois meses de guerra aberta.
O grupo pró-iraniano abriu uma frente contra Israel em apoio ao Hamas, que está em conflito com o exército israelense na Faixa de Gaza desde o ataque realizado em 7 de outubro de 2023.
Türk ressaltou a necessidade de intensificar os esforços para estabelecer uma trégua permanente e lembrou que, devido aos combates, mais de 80 mil pessoas permanecem desalojadas no Líbano e 30 mil no norte de Israel.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login