Economia
iFood reinicia entregas por drones em Sergipe para ampliar opções

Com foco na estratégia multimodal, o iFood está reiniciando as entregas por drones no estado de Sergipe, em colaboração com a Speedbird Aero. Essa ação acontecerá após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovar a primeira autorização permanente no Brasil para voos seguros sobre áreas com presença de pessoas.
O serviço começou em 2021 como um projeto experimental e agora retorna com uma capacidade ampliada para até 280 pedidos diários.
O retorno será com uma nova aeronave que suporta cargas maiores, passando de 3 para 5 quilos.
A rota começa no Shopping Center RioMar, em Aracaju, voa por um breve trecho sobre uma área movimentada e cruza o rio Sergipe até a Barra dos Coqueiros, ligando restaurantes de um município a condomínios residenciais na cidade vizinha.
O percurso tem pouco menos de quatro quilômetros e as entregas chegam ao cliente em até 30 minutos. Por terra, esse trajeto levaria cerca de uma hora, pois a distância total de ida e volta é de 36 quilômetros.
O entregador é responsável pela última etapa, que compreende o caminho do pouso do drone até o destinatário. Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood, enfatiza que “o iFood combina diferentes meios de transporte como bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e drones para oferecer entregas precisas, formando um complexo ecossistema multimodal”.
Assim, os drones são empregados em trechos onde a presença de entregadores não seria eficiente, permitindo que estes se concentrem em rotas com maior produtividade.
A Speedbird Aero, parceira do iFood, é a única empresa com dois modelos de drones autorizados pela Anac para operações BVLOS (além da linha de visão do operador) dedicadas a entregas no Brasil.
Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, destaca que “a retomada e ampliação do projeto em Aracaju representa um avanço significativo não só para o iFood e a Speedbird, mas também para todo o setor de mobilidade aérea no país, sendo um passo essencial para consolidar o uso de drones em entregas no Brasil”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login