Conecte Conosco

Mundo

Ataque russo corta eletricidade em área de Chernobyl

Publicado

em

Um disparo de artilharia russa causou a queda de energia na estrutura que protege parte da usina nuclear de Chernobyl, que foi danificada no desastre nuclear de 1986, informou, na quarta-feira (1º), o Ministério da Energia da Ucrânia.

“Devido a picos de energia, o Novo Confinamento Seguro, instalação crucial que isola o reator da quarta unidade destruída na central nuclear de Chernobyl e impede que materiais radioativos se espalhem pelo ambiente, ficou sem energia elétrica”, declarou o ministério em seu canal no Telegram.

Especialistas estão mobilizados para restabelecer a energia, embora o ministério não tenha detalhado as possíveis consequências desse corte. Até o momento, a Rússia não se manifestou sobre o incidente.

Essa estrutura, finalizada em 2016 e conhecida também como ‘sarcófago’, possui formato de escudo e envolve o reator da unidade quatro para impedir a liberação de substâncias radioativas.

Em fevereiro, um ataque de drone russo causou danos nesta estrutura, mas, segundo as autoridades ucranianas, não houve aumento dos níveis de radiação na área próxima.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados