Economia
CNU 2025: 760 mil candidatos farão a prova neste domingo; confira os itens essenciais

Neste domingo (5), aproximadamente 760 mil participantes estão convocados para realizar a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Nesta edição, são oferecidas 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal.
Os candidatos devem estar atentos ao horário de início e fechamento dos portões, aos locais de aplicação das provas e trajetos para acessá-los, além dos materiais permitidos e proibidos durante o exame. As provas ocorrerão em 1.294 locais, espalhados por 228 municípios.
O concurso é organizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Locais de prova
Para evitar imprevistos no dia, o MGI e a FGV indicam que os inscritos consultem antecipadamente o cartão de confirmação, disponível no site oficial do CNU 2025. É importante também calcular o tempo de deslocamento e sair cedo, considerando o trânsito intenso próximo aos locais de prova devido ao grande volume de candidatos.
O cartão traz o endereço completo do local, horário de apresentação, número de inscrição e informações extras, como atendimento especial ou uso de nome social, se solicitado.
Horários
No domingo, as provas começarão às 13h para todos os níveis, tanto para superior quanto para médio e técnico. Os portões serão fechados às 12h30 (horário oficial de Brasília), 30 minutos antes do início das avaliações.
Documentos necessários
Para realizar a prova, é necessário apresentar documento oficial com foto. Documentos digitais serão aceitos apenas pelo aplicativo oficial GOV.BR com login, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (se disponível pelo estado emissor). Cópias, fotos ou prints não serão aceitos.
Entre os documentos válidos estão:
- Carteiras expedidas pelas Forças Armadas, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Bombeiros Militares;
- Carteiras de órgãos fiscais de exercício profissional (ordens, conselhos);
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteiras funcionais de órgãos públicos com validade legal;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Itens permitidos no dia da prova
- Documento oficial com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, transparente;
- Cartão de confirmação (não obrigatório impresso, mas recomendado);
- Água e alimentos de consumo rápido em embalagens transparentes e sem rótulos.
Itens proibidos
- Aparelhos eletrônicos como celulares, relógios, fones, tablets, que deverão ser lacrados pelos fiscais;
- Óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e outros materiais não previstos editalmente;
- Alimentos e bebidas em embalagens não transparentes.
Cronograma
A prova objetiva ocorrerá no domingo, 5 de outubro:
- Nível superior: das 13h às 18h;
- Nível intermediário (médio e técnico): das 13h às 16h30.
O fechamento dos portões será às 12h30, conforme horário oficial de Brasília.
As próximas etapas incluem o resultado da prova objetiva e convocação para a prova discursiva a partir de 12 de novembro, a prova discursiva em 7 de dezembro, a verificação das cotas entre 30 de novembro e 8 de dezembro, com o resultado final previsto para 30 de janeiro de 2026.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login